Quer fazer um consórcio de carro?

É possível fazer seguro com o nome sujo?

Ter o nome no SPC ou Serasa, ou como se costuma dizer “o nome sujo”, é um problema para quem deseja solicitar todo tipo de crédito. Os bancos não permitem que estas pessoas solicitem empréstimos e os negativados precisam buscar outras alternativas para pagar suas dívidas. Mas e quanto ao seguro, uma pessoa com o nome sujo pode fazer um seguro?

seguro nome sujo

Qualquer empresa pode pesquisar a situação atual de uma pessoa física e jurídica no SPC ou Serasa. Algumas costumam fazer isso só quando a venda do produto para este cliente será parcelada, outras realizam a pesquisa com todos os seus clientes. No caso das seguradoras, quando o cliente paga o seguro à vista elas não costumam verificar estas informações, mas caso a compra seja parcelada é normal que a seguradora faça uma análise do perfil do cliente.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que fiscaliza a atuação das seguradoras, as empresas não podem recusar um cliente por restrição ao crédito. As entidades que procederem desta maneira podem, inclusive, serem multadas. Uma seguradora pode não aprovar um seguro, mas deve apresentar todas as razões de ter negado o pedido. O consumidor tem o direito de discordar e insistir na questão.

Para outras dúvidas e informação sobre esta prática, você pode entrar em contato com o Procon da sua região ou com a Susep: (21) 3233-4000.

Tags:, , ,

Comentários: 15

  1. Miro Cequinel 4 de dezembro de 2013 at 0:21 Reply

    Atuo no mercado de seguros a 20 anos, sou corretor de seguros e professor da Escola Nacional de Seguros e afirmo que na pratica o fato das seguradoras verificarem a ficha cadastral do cliente junto ao SPC ou Serasa, nao possui nenhuma ligação com a opção de pagamento (a vista a prazo), e praticamente todas as seguradoras do mercado fazem isso, independentemente da opcão de pagamento. A verificação tem por objetivo se proteger de futura fraude, e reitero, nao possui qualquer relação com a forma de pagamento. Certamente as seguradoras não podem recusar por este motivo, mas na pratica a maioria das seguradoras faz isso.

  2. silvana hernandes reis 2 de setembro de 2014 at 19:40 Reply

    A renovação do seguro do meu veículo foi recusada pela Tokio Marine sem nenuma explicação. Pela terceira vez iria renova-lo, sendo que nunca houve nenhum tipo de sinistro. A minha empresa está com uma restirção no Serasa, mas o seguro está em meu nome (pessoa física). Não sei o que fazer, pois a maioria das seguradoras recusaram e as que aceitaram estão cobrando um preço absurdo!! Gostaria de uma orientação.

    • Ana Maria Pacheco 3 de setembro de 2014 at 20:23 Reply

      Oi Silvana, tudo bom? A Tokio Marine realmente não te deu nenhuma explicação? Caso não tenham você pode entrar em contato com o Procon de sua região ou com a Susep pelo telefone: (21) 3233-4000, já que segundo a Susep, toda seguradora que recusar um seguro, deve apresentar as razões de ter negado o pedido.

  3. sueli Maria Jesus da silva 7 de setembro de 2014 at 20:00 Reply

    Tenho restrição em meu CPF por isso tive meu contrato de seguro do meu carro negado,o que fazer?

    • Ana Maria Pacheco 8 de setembro de 2014 at 19:44 Reply

      Oi Sueli, boa tarde. Obrigado por entrar em contato. Você tem o direito de insistir e discordar dos motivos apresentados pela seguradora para ter negado seu contrato, caso você não os considere justos. No entanto, caso não consiga com essa seguradora você pode também tentar com outra.

  4. Ana Célia 9 de setembro de 2014 at 21:24 Reply

    Semana passada fiz seguro de um KIA SOUL 2011/2012 que ficaria no máximo em R$2.000,00

    Contudo, nenhuma seguradora aceitou, algumas mesmo cobrando preços absurdos recusaram.

    Acabei fazendo na Sul América por 10 parcelas de 643,89 perfazendo um total final de R$ 6.438,90

    Como devo proceder para pagar um seguro justo como qualquer outro cidadão.

    Tenho restrições no meu CPF devido as dívidas do meu ex marido.

    • Ana Maria Pacheco 10 de setembro de 2014 at 16:24 Reply

      Oi Ana Célia, obrigado por entrar em contato. Para reclamações sobre os seguros auto você pode entrar em contato com a Susep pelo telefone:(21) 3233-4000, ou com o Procon de sua região.

  5. vanessa 16 de setembro de 2014 at 23:05 Reply

    Boa noite gostaria de tirar uma duvida.Quero fazer o seguro da minha honda biz,so que meu nome esta no SPc,e vou fazer o seguro parcelado será que tem como?

    • Ana Maria Pacheco 17 de setembro de 2014 at 16:15 Reply

      Bom dia Vanessa. Obrigado por entrar em contato. Você pode sim fazer o seguro parcelado de sua moto, mas ele dependerá da aprovação da seguradora.

  6. Francisco 17 de setembro de 2014 at 23:27 Reply

    posso viajar de ônibus,por exemplo do Rio de Janeiro para o Ceará com o nome sujo no spc ou Serasa?

    • Ana Maria Pacheco 18 de setembro de 2014 at 18:16 Reply

      Oi Francisco, boa tarde. Obrigado por entrar em contato. Você pode sim viajar de ônibus com o nome sujo. Não há nenhuma relação.

  7. Orlandino R C Cardoso 30 de setembro de 2014 at 11:08 Reply

    Problemas com Rec. Federal me levaram a ficar sujo no SPC/SERASA.
    Isso me impediria de vender um veículo de minha propriedade? Se eu fizer seguro do meu veículo e ele vier a ser roubado, eu receberia o valor do seguro?
    Tenho um financiamento de uma motocicleta. Está quase no fim. Ficarei impedido de passar ela para o meu nome (Baixa de Gravame)? Grato

    • Ana Maria Pacheco 1 de outubro de 2014 at 14:29 Reply

      Olá Orlandino, boa tarde e obrigado por entrar em contato. Acredito que isso não interfira nada na possibilidade de você vender um veículo e no seu direito de receber pelo seguro que você paga. O nome ‘sujo’ interfere na hora que você for pedir um empréstimo a uma instituição financeira, já que ela poderá não aprovar seu crédito devido a isso.

  8. Francielr 6 de novembro de 2014 at 0:16 Reply

    Boa Noite !Meu marido foi vitima de fraude com seus documentos,estamos com processos judiciais para resolver os débitos indevidos.A Seguradora não aceitou o seguro,agora não sei se foi por ser parcelado?Se pagar á vista podemos fazer?

    • Ana Maria Pacheco 7 de novembro de 2014 at 21:49 Reply

      Boa noite Francie, você precisa entrar em contato diretamente com a seguradora para tirar sua dúvida. Ligue e pergunte sobre isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Aviso Legal: A Captalis não se responsabiliza, de forma alguma, pelos serviços anunciados por terceiros. A Captalis não oferece serviços de corretagem. Os usuários interessados devem entrar em contato diretamente com os provedores dos serviços anunciados.